Quase 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como uma das principais modalidades de pagamento.
Um levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), junto com o portal Meu Bolso Feliz, que 53% dos entrevistados possuem cartão, com uma média de quase dois por pessoa. Desse total, quase metade (47%) parcelam as compras com esse meio de pagamento pelo menos uma vez ao mês.
No entanto, boa parte dos usuários não possui um bom controle do cartão. Um terço (34%) dos entrevistados que possuem cartão de crédito não sabem qual o limite para compras, sendo que esse número aumenta entre as mulheres (47%) e as pessoas que não possuem renda própria (77%).
Além disso, 96% não sabem as taxas de juros mensais cobradas nos cartões de crédito quando opta por pagar o mínimo. Esse número aumenta para 99% entre as mulheres e pessoas das classes C, D e E.
Em 2015, a taxa do cartão de crédito chegou a cerca de 300% ao ano, a maior desde 2011. Grande parte dos consumidores desconhece esses altos valores praticados e não sabe o quanto perde dinheiro ao utilizar o cartão sem colocar todas as contas no papel, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Se tomarmos como exemplo uma dívida de mil reais no cartão de crédito, em um ano, esse valor mudará para quatro mil reais, ou seja, o valor quadruplica.
Outro dado importante analisado no estudo é que 38% já pagaram apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito.
Do Infomoney
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais