Encontros do convênio firmado entre CNDL e Sebrae percorrem o país em iniciativas que debatem a melhoria do ambiente de negócios do varejo
As ações do convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão percorrendo o Brasil em ações que visam debater e melhorar o ambiente de negócios no país. Desde março deste ano, os eventos do PP 4.0 já passaram por Vitória (ES), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Teresina (PI).
O projeto prevê três tipos de encontros: um com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; um de fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e um que mobiliza empresários para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.
Esses fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. “São debates ricos em conteúdo e em troca de experiências entre os especialistas e os empresários, pois temos realidades muito diversas em todas as regiões brasileiras. Esse diálogo é extremamente importante para o setor continuar avançando”, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.
Encontros de qualificação em RIG – Os encontros de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais foram realizados em Vitória, no dia 14 de março, Florianópolis, em 25 de março, Belo Horizonte, em 21 de março, e no Rio de Janeiro, em 16 de abril. A iniciativa, conduzida pelos especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori, debate com os líderes do Sistema CNDL a importância da interlocução com o Poder Público para defender as pautas de interesse do varejo e as formas como este diálogo pode acontecer. “Ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber respostas adequadas”, comenta Fayet.
Entre os assuntos abordados, os especialistas falam sobre os aspectos de compliance e ética na condução da defesa de temas prioritários para o setor e o funcionamento do processo legislativo. “Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo”, explica Mori.
Articulação das lideranças e elaboração de propostas de Políticas Públicas – Os encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas passaram pelas capitais São Luís (09/04) e Natal (12/04), onde reuniram lideranças do Sistema CNDL e parlamentares para falar sobre as principais demandas do varejo e encaminhá-las ao Poder Público para que sejam analisadas e possam contribuir com a proposição de políticas públicas que beneficiem o setor de comércio e serviços e a sociedade como um todo.
O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, atua no programa ao lado de Ângelo Roncalli, consultor em articulação de políticas públicas. “O nosso foco de atuação é desenvolver e implantar metodologias que promovam, por meio da articulação de lideranças, o desenvolvimento regional e local, com a estruturação concreta de propostas de políticas públicas para o varejo brasileiro”, explica Lima.
Mobilização empresarial – A capital piauiense, Teresina, recebeu o encontro que trata a mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas no dia 27 de abril, durante a programação da 24ª Convenção Lojista do Piauí. O objetivo da ação é mobilizar os varejistas de forma a estimular a discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços.
Neste tipo de encontro, são tratados protagonismo (como os líderes devem atuar para tomar a frente da defesa dos interesses do varejo), ética (conjunto de regras e preceitos que os líderes devem seguir para estar de acordo com as expectativas morais e legais nas relações de defesa do setor varejista) e associativismo (de que forma os líderes devem atuar para garantir que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais).
A palestra “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” foi conduzida por Nilmar Paul, especialista com mais de 15 anos de experiência em cooperação empresarial, empreendedorismo coletivo e vendas. “A cultura da cooperação depende fortemente de um tripé: conviver para conhecer, conhecer para confiar, confiar para construir. Sempre que me organizo fico mais forte. Quanto mais eu convivo, mais eu construo”, explica Paul.
Pesquisas – O PP 4.0 também realizará 12 estudos com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. A primeira dessas pesquisas, divulgada no dia 06 de maio, investigou os hábitos de gestão de finanças de jovens da chamada Geração Z, que inclui pessoas nascidas entre 1995 e 2010. O levantamento avaliou a relação dos jovens de 18 a 24 anos deste grupo com o dinheiro e trouxe informações importantes sobre esses indivíduos.
“Conseguimos descobrir, por exemplo, que oito em cada dez jovens têm alguma fonte de renda têm alguma fonte de renda e ajudam nas despesas de casa, mas, apesar da conectividade a que têm acesso, 47% não realizam o controle das finanças. Dos 53% que controlam o orçamento, 26% ainda usam o tradicional bloquinho de papel para organizar ganhos e gastos. Eles também guardam dinheiro de forma conservadora: a maioria mantém reservas na poupança, parte guarda em casa ou n conta corrente”, explica Costa.
Plataforma inédita de articulação política – A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos.
“Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, observa Costa.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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