O cuidado com o meio ambiente – através do desenvolvimento socioambiental – é um dos principais compromissos assumidos pela Campanha Natal da Cidade 2023, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS).
Com o conceito “Empreendedorismo valorizando o meio ambiente”, a campanha conta em sua programação, com uma grande ação de limpeza nas margens do Rio São Francisco, ação esta que acontecerá na próxima quinta-feira (14), a partir das 8h, com concentração na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Malan.
Aproximadamente 120 pessoas, entre alunos e professores da Escola Dom Malan, além dos parceiros da coordenação do evento Águas Abertas (TRÍADE), foram mobilizados e deverão conhecer de perto a triste realidade que atinge áreas ribeirinhas, com o despejo de dejetos e lixo nas margens e no próprio Rio. A ideia é que esse mutirão possa contribuir para a minimização do problema.
“Faz parte da campanha Natal da Cidade contribuir para o fortalecimento socioambiental da nossa cidade. E esse mutirão de coleta de lixo visa justamente chamar a atenção da população para a importância de preservar as nascentes e margens do Rio São Francisco. Pois, se cada um fizer a sua parte, a humanidade terá um ambiente mais saudável e preservado”, disse o presidente da CDL de Petrolina, Deusemar dos Santos.
Para a coordenação da 10ª Copa Brasil de Águas Abertas – etapa Petrolina, Ammanda Bandeira, a ação também faz parte das comemorações do aniversário do Rio São Francisco.
“Estamos muito felizes com a parceria da Campanha Natal da Cidade. No próximo dia 4 de outubro, o Rio celebra 522 anos. E nós entendemos que pequenos atos como este já pode ajudar e muito para a melhoria das condições de toda a bacia. Portanto, fazemos um apelo para que cada um faça a sua parte, pois cuidar e preservar o Velho Chico é um dever de todos”, alerta Ammanda.
Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, a campanha Natal da Cidade vai muito além das estratégias de marketing e vendas de fim de ano “Temos um importante papel social e isso é evidenciado a cada ano, quando escolhemos temáticas que conscientizem e envolvam toda a sociedade em torno de pautas importantes e que merecem todo destaque. Esse ano não será diferente e vamos buscar deixar nossa contribuição para que todos possam canalizar ações de desenvolvimento sustentável”.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais