Para enganar usuários, são construídas muitas páginas idênticas ou parecidas com as de sites de marcas tradicionais, plataformas de venda e serviços online e portais de notícias reconhecidos. O site falso é usado para copiar senhas e coletar dados indevidamente, vender produtos e serviços inexistentes e disseminar informações falsas. Saiba o que fazer para identificar se um site tem credibilidade.
1) Preste atenção nas referências e fontes
As referências e fontes que sustentam uma informação também devem ser consultados nas plataformas de busca ou sociais. Quando houver citações de pessoas públicas ou instituições, por exemplo, verifique se a mesma informação foi divulgada em seus sites e perfis oficiais. Busque também por pesquisas ou especialistas que sustentam a narrativa e descubra se eles realmente existem ou foram inventados. Por fim, consulte outros sites para confirmar se a informação é nova ou foi requentada, o que é muito comum acontecer nas redes sociais.
2) Verifique a data
Algumas histórias falsas são apenas velhas ou sem qualquer conexão com a atualidade. Antes de passar uma informação adiante, certifique-se de que a notícia é de hoje, desta semana, deste mês ou ano. Confira se ela realmente se relaciona a eventos atuais.
3) Verifique a URL
Em busca do seu clique, os produtores de notícias falsas costumam criar sites com endereços muito semelhantes ao de portais famosos. Antes de compartilhar uma informação pelas redes sociais, observe esse item. Não seja enganado.
4) Busque outras fontes de informação
Algo lhe pareceu muito importante ou grave? Antes de reenviar aos amigos e familiares, verifique se o conteúdo é assunto em veículos tradicionais de imprensa. Dificilmente sua tia ou primo sabem mais sobre a greve da polícia militar, por exemplo, do que o repórter que cobre esse assunto todos os dias no jornal ou na rádio da sua cidade.
Fonte: http://site.cndl.org.br/na-internet-nem-tudo-e-o-que-parece-ser/
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais