Ferramentas do Google podem ajudar sua empresa a otimizar o plano de marketing e estabelecer metas e ações para a nova temporada de vendas
É inegável que o Google está presente diariamente na vida de grande parte dos habitantes da terra, por meio de seus inúmeros produtos e serviços. Isso torna a empresa uma das principais e mais eficientes plataformas de marketing digital da atualidade. Os seus famosos algoritmos são capazes de coletar e processar dados sobre os consumidores que são valiosos para quem quer vender com assertividade.
“As ferramentas de marketing do Google alcançam 95% dos usuários e consumidores no mundo. Em apenas um ano, lá em 2000, o Google Ads dominou o mercado de anúncios na internet e passou a ser responsável por 97% da receita do Google. Em 2019, a plataforma de publicidade gerou mais de 134 bilhões de dólares, representando 70,9% das rendas totais da empresa no mesmo ano”, conta Rafael Carvalho, COO (Chief Operating Officer) da HeroSpark, plataforma unificada para empreendedores digitais.
Em 2020, só no Brasil, as ferramentas de busca e publicidade do Google, o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica para mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores. Os dados são do Relatório de Impacto Econômico – Brasil 2020, divulgado pela empresa de tecnologia em julho deste ano.
“As suas ferramentas digitais ajudaram negócios a sobreviver durante o ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, além de potencializar a receita de empresas que apostavam somente em mídia offline e decidiram migrar para o online durante a pandemia”, avalia Carvalho.
De acordo com o COO da HeroSpark, faz toda a diferença para os resultados de negócio ter a marca nos canais digitais do Google. Com uma presença frequente e relevante nas plataformas, a empresa tem conquistado quase 10 mil novos cadastros mensalmente para a sua plataforma gratuita. “É o canal certo para o público exato que deseja aquela solução, atrelado a um trabalho constante de muita qualidade e relevância em conteúdo”, diz Rafael.
A Giuliana Flores (GF), e-commerce de flores, usa o Google Ads para aumentar as suas vendas. “Fazemos campanhas no Google Search, Google Display e Google Shopping”, explica Clóvis Souza, fundador e CEO da floricultura que tem mais de 30 anos de mercado. “Estas ferramentas nos ajudam a alcançar as pessoas que estão buscando presentes, e na hora da busca, aparecemos para eles”, destaca o empreendedor.
Como impulsionar as vendas com as ferramentas do Google
Ainda segundo o relatório, 86% dos consumidores entrevistados no Brasil afirmam que descobriram online novas marcas durante a pandemia de COVID-19. Clóvis Souza ressalta que “se a empresa não está no Google hoje, ela praticamente não tem presença digital porque o Google tem grande representatividade e visibilidade”.
Portanto, pode ser um mau negócio abrir mão das ferramentas de marketing da gigante de tecnologia.
Existem diversas opções para quem quer utilizar as ferramentas do Google para aumentar as vendas, desde opções orgânicas – que não necessitam de investimento em dinheiro e dependem da produção de conteúdo de qualidade e audiência – até opções pagas – por meio das quais pode-se comprar espaços de divulgação e patrocínio para impulsionar anúncios.
“As ferramentas do Google podem ser usadas com diversos objetivos específicos. As campanhas (pagas ou orgânicas) têm seus objetivos traçados e focados no que se deseja atingir, e eles podem ser muitos: atração, tráfego, aquisição, iscas digitais, conversão, retenção etc”, afirma Rafael Carvalho.
Os produtos e serviços da empresa norte-americana de tecnologia podem ajudar seu empreendimento, por exemplo, a atrair os consumidores, criar autoridade digital no ramo de atuação e, até mesmo, gerar novas vendas com páginas de captura direta, que fazem a conversão do cliente instantaneamente. Na prática, servem como plataformas de publicidade e propaganda de altíssimo impacto, uma vez que potencializa o alcance dos produtos e serviços das empresas, por meio da descoberta e aquisição de novos públicos.
“As ferramentas do Google são a base mais sólida e principal do mercado atual para posicionar seu negócio, batalhar com a concorrência pelos clientes e fazer sua empresa gerar receita exponencial no meio digital”, resume o COO da HeroSpark.
O Google divulgou um guia completo para ajudar os varejistas e marcas a tirar o máximo proveito de suas ferramentas durante as vendas de fim de ano. São dicas simples que indicam a melhor forma de usar cada ferramenta para favorecer o seu negócio na internet. A publicação ainda traz recomendações de produtos e insights de comportamento do consumidor, para que sua empresa consiga atingir com sucesso os objetivos de negócios e de marketing.
Baixe o guia Esteja presente com o Google, e aumente o alcance, o engajamento e a conversão da sua marca neste fim de ano.
Fonte: Revista Varejo S.A Por: Fernanda Peregrino
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais