Siga as dicas da Social Mine para garantir que suas vendas sejam salvas no Dias das Mães
Vem aí um Dia das Mães como nunca se viu. Se normalmente a data envolve encontros familiares, presentes e às vezes até uma festinha, neste ano, com o isolamento social, a dinâmica das celebrações deverá ser um tanto diferente. Essas mudanças vão impactar violentamente no varejo, mais especialmente naquele que não possuem presença digital. Mas, para quem já atua no e-commerce, há saídas e elas passam diretamente pelas as estratégias de dados.
Perguntas como agir nesse momento, que tom usar e como sensibilizar o cliente serão vitais na performance podem ser respondidas por meio de estatísticas. A Social Miner, empresa especializada em dados de comportamento, organizou suas informações para criar um guia de linguagem e estratégia de vendas on-line. Ele mostra o que é mais adequado para o momento que vivemos e aponta ações eficientes para impulsionarem as vendas.
Para criar o documento, a Social Miner analisou mais de 150 campanhas sazonais lançadas no período do Dia das Mães de 2019. O resultado são insights sobre as tendências no comportamento do consumidor e, com base nos estudos de linguagem e comunicação empática para tempos de crise, uma série de recomendações de uso de linguagem e estratégias para as ações voltadas ao evento deste ano.
Confira aí alguns toques!
1 – Tempo é dinheiro
Se você acha que está numa corrida contra o tempo para lançar suas ações de Dia das Mães, respire fundo e dê uma olhadinha neste gráfico.
Ele mostra que ainda há tempo para otimizar ou mesmo criar novas campanhas. Afinal, em 2019, o grande pico de engajamento ocorreu de 6 a 5 dias antes do evento.
Claro que, o quanto antes você colocar suas estratégias em prática, mais tempo terá para aproveitar a sazonalidade.
2- Mãe ou mamãe?
A maioria das campanhas criadas em 2019 utilizaram o termo “mãe” ou “mamãe”, dois termos automaticamente atrelados a um sentimento positivo, capaz de criar um vínculo emocional. E, como nossas respostas emocionais são as primeiras a serem ativadas, elas ajudam a criar aquela boa “primeira impressão” sobre a mensagem.
Resultado: as campanhas que utilizavam os termos “mãe” ou “mamãe” apresentaram melhor performance do que campanhas que não os utilizavam, gerando um incremento médio de 38% na taxa de clique.
3 – Emoção é o que importa
As campanhas que possuíam apelo emocional somado ao benefício financeiro — aliando termos como “mãe”, “presente” e “especial”, por exemplo — geraram incremento médio de 28% na taxa de clique. Além disso, as campanhas que possuíam apenas apelo emocional — isto é, sem nenhum incentivo financeiro — também apresentaram uma performance acima da média de campanhas.
4 – Auxilie o consumidor
Ajudar seu cliente na escolha de itens de qualidade, independente do valor investido, é uma boa forma de gerar engajamento, satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja. Assim, selecione os melhores itens de uma certa faixa de preço e crie páginas especiais para cada grupo. Expressões do tipo “O melhor para sua mãe na seleção de até R$ 50” funcionam muito bem.
5 – Do tamanho do cliente
Com o cenário atual, muitas pessoas estão tendo o primeiro contato com os e-commerces e ainda aprendendo a comprar online. Portanto, se sua loja conta com tabela de medidas diferenciadas, por exemplo, vale dar dicas para o consumidor sobre como não errar na escolha, dar informações sobre os atributos daquele item e explorar comunicações complementares que podem ser relevantes para seleção e escolha.
6 – Vendedores a postos
A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista na escolha e compra de um presente, comum nas lojas físicas, pode ser replicada nos ambientes virtuais. Para isso, nossa dica é usar seus canais de comunicação dentro do site para direcionar os usuários para o contato direto com os vendedores via plataformas de atendimento ou WhatsApp, por exemplo, onde poderão ter suporte e receber sugestões de produtos mais adequados às suas necessidades.
7 – Estoque
Se o seu e-commerce planeja lançar ofertas baseadas no ticket da compra, a exemplo de “frete grátis para pedidos acima de R$X”, invista em campanhas que deixem esses benefícios em evidência em diferentes páginas do seu site. Vale também divulgar e redirecionar o consumidor para páginas de produtos complementares, de menor valor, que possam ajudá-lo a compor o ticket mínimo necessário para que alcancem o brinde da promoção.
8 – Prazo
Seja claro e objetivo com relação aos prazos de entrega daquele produto e evite frustrar seu consumidor. Se possui condições especiais de acordo com a localidade do usuário, vale criar ações segmentadas para estas cidades ou regiões, informando as vantagens ou particularidades no frete.
9 – Ofereça um presente
Neste período de isolamento, se possível, ofereça serviços adicionais como embrulhos para presente ou a impressão de cartões. Essa é uma forma de demonstrar que sua marca entende e se preocupa com o valor sentimental envolvido na compra do item, além de ajudar seu cliente a proporcionar um momento ainda mais especial para quem ele ama, criando uma experiência de compra inesquecível.
Fonte: CNDL
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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