Foi lançada nesta quinta (01), mais uma edição da operação Papai Noel, que tradicionalmente é realizada no período das festividades do final de ano, através de uma parceria entre as entidades do varejo local – Sindilojas e CDL Petrolina – e os órgãos que atuam na segurança pública da cidade: 5º BPM, 2º BIESP, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, AMMPLA e Prefeitura.
A proposta é incrementar o número de rondas ostensivas e a presença dos agentes públicos de segurança, para garantir que colaboradores, consumidores e a sociedade de forma geral, possam realizar suas atividades de fim de ano bem como as compras natalinas, com tranquilidade e livres de intercorrências como furtos e roubos.
Junto com o 2º BIESP, o 5º BPM vai reforçar o efetivo nas áreas comerciais, com o incremento da Operação Esforço Concentrado. Além disso, nos horários de maior circulação, tais como abertura e fechamento do comércio, guarnições especializadas vão intensificar as rondas. Neste mês de dezembro serão lançados no comércio, 162 policiais a pé.
“Sabemos que este período tem um aumento significativo na movimentação dos centros comerciais. Seja por aquelas pessoas que se dirigem às lojas para fazer suas compras de fim de ano ou por turistas que vem passar as festividades por aqui; o movimento tende a ser maior . E nós buscamos concentrar esforços no sentido de oferecer mais segurança para todos“, pontua o comandante do 5º BPM , major Alessandro Bezerra.
Para o presidente do SINDILOJAS, Joaquim de Castro, a operação Papai Noel exerce um importante papel. “Realizamos ações para fomentar a geração de emprego e renda, estimulamos o comércio local, torcemos para que o período seja produtivo e traga prosperidade para todos. Mas tudo isso passa, inevitavelmente, pela questão da segurança. As pessoas precisam estar e se sentir seguras para se deslocarem nas áreas comerciais. Nesse sentido, só temos a agradecer a parceria que temos com todos os órgãos de segurança, que sempre se dedicam com muita vontade e esmero nesta e em tantas outras operações”.
Também integrante da Operação, a AMMPLA informa que vai disponibilizar mais agentes de trânsito nas ruas centrais, principalmente nas que tem mais movimento, para dar um melhor direcionamento ao fluxo de pessoas e veículos. O órgão de trânsito conta com um moderno sistema de monitoramento de veículos e, a qualquer sinal de carros furtados ou roubados, existe a imediata colaboração da Autarquia com todas as polícias.
“É com amplo alinhamento entre as entidades e as forças de segurança, que garantiremos o direito dos cidadãos. Reconhecemos a importância da presença do policial militar nas ruas para inibir o crime. O comércio precisa dessa segurança sempre”, reforça o presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais