A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina promoveu, um encontro para a apresentação dos resultados do projeto Intitulado: INNOVATION LABS, que tem como objetivo criar um ambiente para a difusão da inovação no setor do comércio; contribuindo para a formação de pessoas, desenvolvimento de tecnologias habilitadoras 4.0 no sertão do São Francisco.
Com um investimento preliminar de R$ 100.800,00 da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), o projeto contou com três programas de extensão tecnológica (PET) que foram: Desenvolvedor de loja virtual; Gerente de loja virtual e Análise de dados de loja virtual, que foi coordenado pelo Prof. Dr. Max Santana Rolemberg Farias, docente do curso de Engenharia de Computação (CEComp) e do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Univasf.
“Graças à união de forças do consórcio Univasf, Facape, CDL, Sindilojas, Sebrae, Prefeitura de Petrolina e Otimize, com estes PETs, o Lócus de inovação no varejo conseguiu capacitar mais de 120 pessoas em tecnologias de transformação digital, voltada para o e-commerce da região do Vale do São Francisco. Ao todo, foram 30 vagas de estágio no comércio local, de maneira a contribuir na transformação digital do varejo. E com certeza iremos batalhar por muito mais”, disse o Prof. Dr. Max Santana Rolemberg Farias.
Vale ressaltar que a mesa de abertura contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos; dos professores e coordenadores (PET´S), Valdner Ramos (Univasf); Ricardo Amorim (Facape); Dinani Amorim (Facape). O evento contou ainda com a presença dos alunos que receberam o seus certificados de participação nos cursos.
Ao final, o presidente da CDL Manoel Vilmar, fez questão de reforçar que a CDL sempre vai estar junto de iniciativas que visam desenvolver o Vale do São Francisco, principalmente, neste trabalho brilhante que promove e difunde a tecnologia na nossa região.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais