Nesta quinta-feira (26), o presidente da CDL, Manoel Vilmar, e o diretor executivo, Valdivo Carvalho, visitaram o Instituto de Criminalística (IC) de Petrolina, com o intuito de conhecer as instalações recém inaugurada e buscar alternativa para os problemas relacionados a criminalidade que está causando prejuízos aos empresários do município.
“Os lojistas estão apreensivos com a onda de arrombamento de lojas em Petrolina. Precisamos unir forças com todas as entidades policiais para coibir a criminalidade e continuar fortalecendo o comércio de Petrolina. Viemos conhecer as novas instalações da polícia técnica e trazer as reivindicações dos empresários sobre os arrombamentos freqüentes aos estabelecimentos comerciais em Petrolina. Estamos ouvindo a orientação da polícia civil para os casos já registrados de arrombamento e iremos repassar aos empresários”, disse o secretário executivo Valdivio.
O Gestor do IC, Perito Criminal Ivan Câmara de Andrade, recebeu os dirigentes, mostrou as novas instalações e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Criminalística. “Aqui funciona a Polícia Técnica, que trabalha com a perícia. O trabalho do perito é localizar as provas materiais, e analisar os vestígios do deixados. Aqui nesse departamento serão analisados esses materiais e levantadas todas as informações, na tentativa de desvendar a autoria, o modo como foi realizado e até as vítimas. Estamos cientes dos casos de arrombamento em lojas, e inclusive já colhemos as digitais em uma loja invadida. A perícia orienta que o lojista preserve o local para que alguma prova material seja colhida pela perícia”, informou o gestor do (IC), Ivan Câmara.
A nova sede do IC funciona no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Avenida Cardoso de Sá. O prédio conta com laboratório químico e biológico, com equipamentos de alta tecnologia, sala de informática forense e laboratório de balística, drogas e sanguíneo.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais