Introdução
Compartilhar informações que contribuam para o processo de inclusão é uma forma eficiente de se buscar a tão necessária igualdade social. Sendo assim, a Campanha Natal da Cidade 2021, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), fechou importante parceria com a Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEJUDHMA) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), para publicação da presente Cartilha sobre “Orientações Gerais para Atendimento a Pessoas com Deficiência”, que tem por objetivo conscientizar e alertar os empresários petrolinenses que estão perdendo nicho de mercado da pessoa com deficiência por falta de conhecimentos básicos no trato direto nas suas lojas. Visto que o foco principal é a satisfação dos clientes, a fidelização, além de atender as expectativas daqueles que buscam atendimento diferenciado e acolhedor, principalmente de forma acessível. Contudo, caso as empresas não tenham desenvolvimento de boas práticas, é bom começar a pensar no assunto para não perder clientes em potencial e suas famílias.
Quais são algumas das boas práticas para melhor atendê-los?
Para guiar uma pessoa com deficiência visual ofereça seu antebraço para que ela segure. Não segurar e puxar pelo braço. Organizar o estabelecimento de modo que fique adequado para melhor deslocamento;
Você pode utilizar um simples toque;
1. Garantir a acessibilidade arquite- tônica. Espaços com rampas de acesso, elevadores, calçadas sem desnível, portas largas, sinalização horizontal (piso tátil), delimitação de espaço para cadeirantes, cadeiras adaptadas para pessoas grandes ou pequenas, maçanetas de fácil manuseio.
Considerações Finas
A Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146∕2015) é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania.
No entanto, apesar das determinações constitucionalmente asseguradas, na prática, as barreiras a serem vencidas ainda são muitas, como as barreiras urbanísticas; arquitetônicas; nos transportes, na comunicação e informação e, principalmente as barreiras atitudinais que são atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Com esse intuito, foi desenvolvida a campanha de Natal da Cidade 2021, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, por meio da divulgação da Cartilha de Orientações Gerais para Atendimento às Pessoas com Deficiência. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina e pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS) e a edição deste ano conta com o apoio da Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEJUDHMA) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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