Quando datas comemorativas se aproximam, o comércio se enche de expectativas. As chances de aumentar as vendas são enormes, mas a concorrência também cresce. Para se destacar, é crucial preparar suas equipes de vendas de forma eficiente e estratégica. De acordo com Ana Guimarães, diretora de operações Brasil do ManpowerGroup, a necessidade de planejamento antecipado é fundamental para o sucesso no período. Confira:
Seleção de candidatos : Durante o processo de contratação, é essencial avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também as competências comportamentais, ou soft skills, dos candidatos.
De acordo com a pesquisa de Escassez de Talentos 2024, as habilidades mais valorizadas pelos empregadores são Comunicação, Colaboração e Trabalho em Equipe (39%) e Responsabilidade e Confiabilidade (33%). Identificar essas características pode fazer toda a diferença na performance da equipe de vendas.
Além disso, entender e atender às necessidades e aspirações dos colaboradores durante períodos de alta demanda é vital. A experiência do colaborador impacta diretamente nos resultados da organização.
Treinamento e adaptação: Investir em treinamento e desenvolvimento é fundamental para preparar a equipe para os desafios. Para os trabalhadores temporários, uma integração eficiente é crucial. Apresentar a cultura empresarial e garantir que eles se adaptem rapidamente às rotinas e tarefas da equipe pode melhorar significativamente o desempenho.
Outro ponto que pesa favoravelmente é a flexibilidade, que se torna uma vantagem competitiva em tempos de alta demanda. Empresas que conseguem ajustar suas equipes rapidamente têm mais chances de sucesso.
Preparar a equipe de vendas para períodos de alta demanda requer planejamento, contratação estratégica, treinamento adequado e atenção às necessidades dos colaboradores. Com essas práticas, as empresas podem superar desafios e maximizar suas oportunidades de negócio, garantindo um desempenho excepcional em datas comemorativas e além.
Fonte: Alex Akira (Varejo S.A)
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais