O advogado Francisco Gomes Júnior lista alguns cuidados que os negócios e os cidadãos devem ter para evitar as tentativas de fraude nas redes sociais, aplicativos, PIX e WhatsApp Pay
Aproximadamente 16,7 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira pela internet nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae). A pesquisa divulgada no mês passado mostra que houve um importante aumento nas fraudes ocorridas pela internet no Brasil, com o crescimento das compras online.
“Para alguns, os golpes são dados basicamente em quem tem dinheiro. No entanto, golpes são dados em todas as faixas de renda e as vítimas podem ter saldo no banco ou não”, afirma advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em Direito Digital. “Golpes no INSS obrigam, por exemplo, a Previdência Social a exigir a “prova de vida”, aponta.
Diante deste cenário, a equipe da Varejo SA tem trazido dicas para os empreendedores brasileiros se protegerem dos crimes eletrônicos e também blindar seus clientes. Recentemente, mostramos como lojas onlines podem se defender das fraudes online. Ontem (20), o especialista em Tecnologia da Informação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Wendel Alves, deu algumas ideias de como não ser vítima de ataques cibernéticos.
Hoje, é a vez do advogado Francisco Gomes Júnior, que já foi presidente da Comissão de Ética Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP), listar alguns cuidados que os negócios e os cidadãos devem ter para evitar as tentativas de fraude nas redes sociais, aplicativos e ferramentas de pagamento, como PIX e WhatsApp Pay.
“Nunca abra mão das dicas mais comuns, como tomar cuidado ao acessar sites pouco conhecidos e não clicar em links duvidosos. E ao receber uma ligação de instituições bancárias pedindo dados, a pessoa deve desligar e retornar a ligação para a sua agência, a fim de confirmar se a ligação partiu realmente do banco onde é correntista”, alerta o advogado.
Confira as medidas essenciais para evitar os golpes cibernéticos:
Cuidados básicos
Cartão de crédito
PIX
“No ano passado, o PIX passou a ser uma das alternativas para transferência de dinheiro e pagamentos instantâneos, permitindo transações 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Obviamente, os golpistas passaram a mirar esse meio de pagamento eletrônico e a maioria das fraudes acontece por falha de vigilância”, adverte o advogado.
WhatsApp Pay
“O mais recente meio de transferências é o WhatsApp Pay, função do aplicativo onde se pode transferir dinheiro. A transferência é feita através do Facebook Pay e conta com a proteção de PIN, biometria e token. Mas como todo novo serviço, será objeto de armadilhas virtuais. Cuide-se com os cuidados de sempre”, ressalta o especialista em Direito Digital.
Portanto, é recomendável:
Fonte: CNDL
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais