De maneira conjunta, presidentes de CDLs e Sindilojas das regiões do Sertão do Francisco, Central e Araripe voltam a manifestar seus posicionamentos favoráveis à reabertura gradual e segura do comércio nas cidades na tarde desta quarta-feira (13). Em reunião realizada por videoconferência, entidades lojistas clamaram pela sensibilidade dos governantes.
O evento foi mediado pelo presidente do Sindilojas de Petrolina, Joaquim de Castro e contou com as presenças dos deputados estaduais, Antônio Coelho (DEM), Dulcicleide Amorim (PT) e Lucas Ramos (PSB) que ouviram as sugestões e se comprometeram de levar ao governador um documento que foi elaborado a partir desta reunião como segue abaixo:
Petrolina, 13 de maio de 2020.
Exmo. Sr.
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco
Senhor Governador,
Em reunião, por meio de videoconferência nesta quarta-feira (13), CDLs, Sindilojas, deputados estaduais e autoridades das regiões do Sertão do Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe formalizam através deste documento sugestões que possam contribuir para a reabertura gradual e segura do comércio no Sertão de Pernambuco.
De antemão, registramos o nosso reconhecimento do enorme e cuidadoso esforço que está sendo feito pelo Poder Público Estadual, liderado pelo empenho pessoal de Vossa Excelência, no enfrentamento da pandemia do Covid-19 que tem afligido o mundo. Mas, entendemos ser oportuno solicitar com brevidade a Vossa Excelência, um olhar diferenciado para outras cidades que podem utilizar a reabertura gradual do comércio com o ‘Sistema de Distanciamento Social’, considerando, evidentemente, todas as recomendações técnicas epidemiológicas pertinentes e necessárias, assim como já está acontecendo em outras cidades.
Neste sentido, a título de colaboração, também entendemos que o movimento lojista pode ser um grande aliado ao combate ao COVID 19. Portanto, elencamos sugestões abaixo para serem consideradas no âmbito dos estudos e articulação como:
Para conhecimento, hoje em Petrolina temos fechados em torno de 3 mil postos de trabalho e mais pessoas devem ser demitidas ao retornarem das férias antecipadas ou coletivas, como também a suspensão de contratos, modelo optados por 50% das empresas. Esses números poderão ser ainda maiores nos próximos meses.
Sendo o que se apresenta para o momento, registramos nossos protestos da mais alta estima e consideração a Vossa Excelência, reforçando que as CDLs e os Sindilojas do Sertão se colocam à disposição do Estado para discutir essas e outras sugestões visando à flexibilização que possa proteger a saúde pública e também a economia do estado.
Assinam o documento,
Joaquim de Castro – Presidente do Sindilojas Petrolina
Manoel Vilmar – Presidente da CDL Petrolina
Adalto Freire – Presidente da CDL Santa Maria da Boa Vista
Cristiano Torres – Presidente da CDL Cabrobó
Regilane Barros – Presidente da CDL Salgueiro
Alexsandro Brandão – Presidente da CDL Belém
Sóstenes de Souza – Presidente da CDL Bodocó
Jonildo Soares – Presidente da CDL Exú
Daniel Torres- Presidente da CDL Ipubi
Leandro Batista – Presidente da CDL Araripina
Marcus Godoy – Presidente da CDL Serra Talhada
Everaldo Melo – Diretor da CDL Serra Talhada
Edilson Silva – Presidente da CDL Ouricuri
Humberto Mendes Costa – Diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco – (FIEPE)
Francisco Morato – Presidente do Sindilojas de Serra Talhada
Murilo Duque – Empresário de Serra Talhada
Antônio Elder Guimarães – Empresário de Petrolina
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais