E de uma simples passagem surge uma menina, iluminada de frescor e beleza bem no meio do sertão. Não se esperava que ela se tornasse em tão pouco tempo a princesa centenária que irrigaria as raízes de seu povo com as águas do Velho Chico, mas assim foi feito com suas centenas de filhos nativos e agregados, que exalam tanto amor por essa terra, que o dito já se conjurou: “Quem bebe da água do Velho Chico…” Sim, todos bebemos da fonte e ficamos – na terra em que se plantando tudo dá – e, somos parte daqueles que acordam com o sol mais iluminado do planeta e nos recolhemos sob um céu cravejado de estrelas, com a lua pratejando as águas do São Francisco. Somos privilegiados…
E com o tempo, a menina tornou-se adolescente, e se emancipou como mulher, na centenaridade de seus feitos, ações, acolhimentos – e construiu em seu redor cidadãos fortes e entidades idôneas para alicerçarem cada vez mais suas fortes raízes, num solo inigualável. Um desses rebentos é a CDL/Petrolina, que construiu um dos pilares de sustentabilidade econômica dessa cidade, o comércio varejista, grande pólo empregatício que tem como meta incansável, em parceria com seus colaboradores, contribuir para que Petrolina torne-se, cada vez mais, uma cidade humana e digna em seu crescimento constante, pois é necessário um espaço inclusivo e igualitário para todos e nossa parceria sustenta esse ideal.
E para corroborar nesse progresso incandescente, no qual Petrolina tem destaque na exportação de frutas cítricas, sendo duas safras de uva por ano, diferente de outras localidades brasileiras com apenas uma, o ecoturismo com o São Francisco ligando às suas co-irmãs como Sobradinho pelo Vapor do Vinho, as vinícolas, o pólo universitário consagrado pelas avaliações do MEC. E mesmo com alguns entraves, a menina que é um oásis – bem no meio da caatinga – sabe que pode, e faz…
E assim, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina escreve em paralelo às linhas do tempo da cidade seus feitos, aspirações e transformações sociais: visionando a era digital, estamos emitindo o certificado digital, documento eletrônico que garante proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados com validade jurídica, além de ser exigência na conectividade social. E para facilitar ainda mais, a vida do cliente e do lojista, a CDL concretiza o seu primeiro posto avançado que funciona na unidade do Expresso Cidadão, no River Shopping, agregando produtos e serviços, tais como: Consulta SPC e SERASA, Certificado Digital, Declaração nada consta, Boleto MEI (Micro Empreendedor Individual), Cadastro Positivo, SPC Avisa, Alerta Documentos, entre outros. E nessa mesma linha, descentraliza os trabalhos e alcança o maior número possível de cidadãos, com a instalação de um Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL), em Afrânio, com a pretensão de fortalecer a classe e contribuir para o desenvolvimento da atividade econômica local.
Há também várias parcerias fortalecidas entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com SEST/SENAT, SENAC, SESC, SEDEST, SECRETARIA DA MULHER, 8°GERES, EPPTC, como o ‘Dia da Transformação’, evento em homenagem ao dia Internacional da Mulher, já em seu quarto ano consecutivo. Festa de cunho social – faz parte do calendário da entidade – na Tenda Cultural do Bambuzinho. Na oportunidade, são oferecidos serviços gratuitos de beleza, saúde, atendimento psicossocial e jurídico, oficinas de geração de emprego e renda, além de atrações culturais e sorteios de brindes. Paralelo a essas ações agendadas, essas parcerias também se juntam em momentos de necessidades inusitadas como: solidariedade às vítimas das chuvas em Petrolina, a CDL disponibilizou durante todo o mês de abril, um posto de coleta de doações. Foram arrecadadas roupas, lençóis e alimentos não perecíveis. Todas as doações foram entregues à Secretaria de Defesa Civil, que destinou os materiais para as famílias desabrigadas. Outro trabalho realizado foi “A Operação Limpa Nome”, parceria outorgada pela CELPE, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. A ação teve como objetivo oferecer à população serviços de negociações de débitos, palestras sobre o uso seguro da energia elétrica, acesso facilitado a serviços comerciais, além de consultas gratuitas ao serviço de proteção ao crédito (SPC).
Mas, é preciso ir além, assim como Petrolina é um pólo universitário respeitado no meio educacional, há necessidade de o nosso povo, também estar alerta com tudo que está acontecendo não só aqui, mas no Brasil e no Mundo, e para tanto a preocupação em formar o lojista, seus funcionário e seus clientes com palestras e cursos de atualização é indispensável ao dia a dia de todos. Um dos muitos exemplos é a participação do Secretário Executivo da Fazenda de Pernambuco em reunião na CDL Petrolina para esclarecimento não só à classe lojista, mas de contadores e afins sobre a questão tributária estatal. Outra intervenção significativa foi à criação do Comitê de Segurança, a iniciativa integra ações do Pacto pela Vida do governo do estado, e tem como objetivo debater sobre a segurança pública em nossa cidade, analisando os avanços que são as Câmeras de Segurança e o que ainda precisa ser melhorado. E não podemos deixar de citar, as várias palestras, cursos de formação e as cartilhas de esclarecimento tais como Falando 100 erros e Orçamento Familiar.
Não se pode falar em Petrolina sem falar da CDL e vice-versa, amores que se misturam em prol dos petrolinenses – o grande alvo que impulsiona a todos os segmentos, amar PETROLINA, e o maior exemplo desse amor, está concretizado bem no meio da cidade, na Praça Dom Malan, coração pulsante dessa menina centenária. A Catedral é o retrato petrificado da beleza, fé e força dessa cidade. Ela, a catedral, precisava de uma nova roupagem, e lá fomos nós, mais uma vez como entidade emancipada responder ao chamado, através de doações dos nossos associados, colaboramos para o embelezamento de nosso cartão postal, um de nossos maiores patrimônios. E é com essa imagem da Catedral em nossos corações, em nossas memórias que encerramos essa homenagem…
Petrolina, bendito seja os frutos de vossas entranhas, que eles saciem a fome daqueles que aram tuas terras, bebem do teu rio e depositam todo o amor do mundo em teu coração…
Parabéns pelos seus 119 anos!
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais