Certamente você já ouviu muito que “fazer o bem faz bem”. A frase pode até parecer clichê, mas expressa na realidade, a sensação de bem estar e acolhimento que envolve tanto quem ajuda quanto quem recebe alguma ação de solidariedade – que vai desde uma conversa, um abraço, até a doação de bens materiais. Em tempos de pandemia, nos quais os abismos sociais ficaram ainda mais profundos, desenvolver um olhar mais sensível ao próximo se faz necessário.
E estimular o engajamento da população em ações voluntárias é justamente um dos principais braços da campanha Natal da Cidade, capitaneada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Para isso, foi firmada uma importante parceria com o Transforma Petrolina, programa de voluntariado implantado na cidade há dois anos.
Entre os meses de setembro a novembro, quem se inscrever na plataforma do Transforma Petrolina, para a realização de serviços voluntários; vai estar automaticamente concorrendo ao sorteio de cursos profissionalizantes que serão disponibilizados pelo Prepara Cursos.
“É muito importante que toda a sociedade compreenda que nosso objetivo vai muito além da geração de emprego e renda no período natalino. Buscamos também ratificar as tradições e despertar nas pessoas a vontade de olhar para o próximo, os mais necessitados, os mais excluídos ; com mais compaixão. Todos podemos ajudar “, frisa a coordenadora de Marketing da campanha Natal da Cidade, Aline Menezes .
Ao ser sorteado, o voluntário terá acesso a grade de cursos do Prepara Petrolina e vai fazer aquele que tenha mais sincronicidade com seu perfil profissional.
Para a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, é gratificante ver a iniciativa privada engajada em promover o voluntariado e a solidariedade.
“Para nós do Transforma Petrolina, é uma honra ter a CDL e o SINDILOJAS como parceiros para transformar Petrolina em uma cidade ainda mais solidária”, pontua Lara.
LEI – Em Petrolina foi sancionada em abril deste ano, a lei 3.375/2021, conhecida como Lei do Voluntariado. O objetivo do poder público é estimular a solidariedade, bem como o fortalecimento de projetos sociais e ongs que tenham um olhar mais sensível para aqueles que mais precisam .
A lei serve como critério de desempate em concursos públicos e prevê dispensa remunerada para servidores municipais que pratiquem dez horas de voluntariado.
Para conhecer o Transforma Petrolina e se inscrever, acesse www.transformapetrolina.com.br
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais