Neste mês, o Panorama do Comércio traz o índice de automação de empresas da GS1 Brasil. Esse é um levantamento que busca medir quanto as empresas tem automatizado seus processos e o grau de automação das lojas foi o que registrou o menor índice no setor de Comércio e Serviços.
Outro dado que merece atenção é a lenta, mas consistente, recuperação da confiança dos consumidores. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a confiança atingiu o melhor patamar desde janeiro de 2019, embora permaneça abaixo dos 100 pontos. O Indicador de Confiança do Comércio, registrou 91,6 pontos em julho de 2023. A última vez que a confiança do setor superou a marca dos 100 pontos foi em setembro de 2022. Nos meses seguintes, o indicador recuou, refletindo as incertezas eleitorais.
O avanço da confiança do comércio desde o início do ano foi de 5,0%. A abertura dos componentes do indicador de confiança mostra que a avaliação da situação atual (98,0 pontos) tem superado as expectativas com relação aos próximos meses (85,6 pontos). Por fim, a sondagem da FGV investigou os fatores que limitam o bom desempenho dos negócios. O fator mais citado foi a insuficiência de demanda (33,4%). Em seguida, aparecem a competição no setor (32,3%) e o custo financeiro (23,6%), refletindo o momento atual das taxas de juros.
Crescimento das vendas do varejo ampliado
Dados divulgados pelo IBGE mostram um crescimento de 4,0% das vendas do varejo ampliado, na comparação entre o 1º semestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pelo desempenho dos segmentos de combustíveis, veículos e comércio atacadista de alimentação e bebidas.
Com esse avanço, o índice do volume de vendas do varejo ampliado superou, ainda que ligeiramente, o pico de vendas observado no último trimestre de 2020. As vendas do comércio varejista – agrupamento que desconsidera as vendas de veículos, materiais para construção e atacadista de alimentação e bebidas – também registraram avanço no 1º semestre do ano. O avanço foi de 1,3%.
Essas informações foram retiradas da edição de Julho do Panorama do Comércio, relatório mensal com as principais números do setor de Comércio e Serviços brasileiro.
Fonte: Varejo S.A
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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