Instituída há pouco mais de cinco anos, a lei 13.146/2015 versa sobre a garantia da inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência, e busca garantir o exercício de direitos e liberdade deste segmento. No entanto, apesar das determinações constitucionalmente asseguradas, na prática, as barreiras a serem vencidas ainda são muitas. E é justamente com a proposta de contribuir para uma maior conscientização social, que a campanha Natal da Cidade- promovida pelo Sindilojas Petrolina e a CDL – traz na edição deste ano, a temática da inclusão social.
“A pessoa com deficiência precisa ser enxergada com mais humanidade e acolhimento, ter suas potencialidades reconhecidas. E o segmento empresarial pode ajudar nesta luta, tanto do ponto de vista da absorção do trabalho, quanto no atendimento de qualidade deste público, sem dar espaço para barreiras e discriminações de qualquer tipo”, enfatiza a coordenadora de Marketing do Natal da Cidade, Aline Menezes.
Além das barreiras físicas, como calçadas irregulares, produtos espalhados por calçadas, ausência de rampas ou elevadores, deficiência na comunicação, dentre outros; as pessoas com deficiência enfrentam ainda as chamadas barreiras atitudinais.
“Saber receber a pessoa com deficiência é muito importante. O empreendedor deve planejar a comunicação e o atendimento de sua loja de maneira que possa chegar neste público. Uma consultoria especializada pode ajudar nesse propósito. É importante que as equipes sejam treinadas e estejam preparadas. Não queremos ser vistos com coitadismo e qualificar o atendimento é um caminho necessário. Às vezes o empreendimento não tem uma estrutura física adequada, mas o atendimento se for de qualidade, supera isso”, explica o secretário de Tecnologia e Acesso à Informação da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), Milton Carvalho.
Sobre a contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Milton Carvalho defende que o empregador contrate não apenas por uma determinação legal, mas, sobretudo, por acreditar no potencial da pessoa. “É preciso que o setor de RH de uma empresa enxergue a pessoa antes mesmo de avaliar a deficiência. Todos nós temos potencialidades e também deficiências. É o olhar humano e o acolhimento que fazem a diferença. Apesar dos avanços, ainda temos barreiras atitudinais. É um longo caminho a ser percorrido para que tenhamos a inclusão real das pessoas com deficiência. O suporte de uma campanha como essa ajuda bastante nesta luta”, avalia.
Se você quer saber como seu empreendimento pode facilitar a inclusão das pessoas com deficiência, acesse a Lei 13.146/2015.
Abaixo, algumas dicas que podem ser úteis no atendimento:
*Tenha clareza na hora de se comunicar;
*Ao receber uma pessoa com deficiência, pergunte em que ela pode ser auxiliada e como quer ser atendida;
*Os cães-guia são treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual. Eles têm livre acesso nos estabelecimentos e, ao avista-los, lembre- se que estão trabalhando. Ou seja: não os distraia;
*Não trate as pessoas com deficiência como incapazes. Seja paciente.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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