“Quem doa sangue salva vidas”. É com este slogan que o Lions Petrolina juntamente com Rotary, Lojas Maçônicas, Ordem DeMolay, CDL, Sindilojas, Unimed e Movimento Escalada, estão promovendo de 01 a 30 de junho, uma campanha de doação de sangue.
A mobilização tem o objetivo de conscientizar e orientar a população petrolinense sobre a importância da doação de sangue, além de manter o equilíbrio do estoque de sangue no Hemocentro da cidade no período das festas juninas. A campanha conta com a colaboração das entidades, que estarão mobilizando seus funcionários, associados e amigos durante este período.
Na primeira e segunda semana, especificamente nos dias 08 e 15 de junho, das 09h ás 11h, haverá uma grande concentração dos grupos realizando panfletagens nos principais semáforos do centro da cidade e feiras livres.
De acordo com a assistente social do Hemope, Claudia Yoná, “A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas, por isso é tão importante à participação de toda sociedade”, comentou.
Para ser doador é preciso
Sentir-se bem, com saúde;
Ter entre 16 e 67 anos; (Podem ser aceitos candidatos a doação de sangue com idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação).
Pesar acima de 50 quilos;
Não estar tomando medicamentos que possam afetar o sangue;
Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade;
Não ter feito cirurgia recentemente;
Não estar gripado ou ser portador de doenças infectocontagiosas como doenças de Chagas, sífilis, hepatite, dengue, AIDS, HTLV e tuberculose;
Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.
Como é a doação – Chegando ao Bando de Sangue, é obrigatória a apresentação de um documento (com foto). Em seguida, será feito o cadastramento do doador. É necessário fazer um teste para saber se o doador não tem algum tipo de anemia. O doador passará por uma breve entrevista confidencial (as respostas serão mantidas em segredo absoluto). É de extrema importância que as respostas, neste caso, sejam verídicas. O doador deve esclarecer todas as dúvidas com os profissionais. Todo o processo de doação demora cerca de 1 hora. A coleta em si dura no máximo de 10 minutos e consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, com material estéril, de uso único e descartável.
É importante ressaltar que o sangue que você doou vai devolver esperança de vida a algumas pessoas que você nem conhece, mas que dependem de um gesto de solidariedade como o seu para continuar vivendo. A doação de sangue é uma demonstração de amor ao próximo. Portanto, toda sociedade está convidada a fazer parte dessa corrente de respeito e amor à vida. Divulguemos essa ideia, incentive seus colegas, amigos e familiares a se tornarem doadores do Hemope.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais