Durante reunião via aplicativo Zoom, na tarde desta quinta (30), o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Vilmar e o diretor executivo, Valdivo Carvalho, pontuaram junto ao prefeito Miguel Coelho, a situação do comércio local durante as medidas restritivas adotadas pelas gestões públicas, para evitar a disseminação do Covid 19.
As duas instituições já vem conversando com o poder público municipal, elencando sugestões para a abertura gradual do comercio varejista, a exemplo de horários diferenciados , reforço nas medidas preventivas contra o Covid 19, orientação para colaboradores , parceiros e fornecedores, dentre outras.
Vale salientar que nesta quinta-feira, o governador Paulo Câmara renovou as medidas restritivas, através do decreto 48.973, que pontua a suspensão das atividades econômicas consideradas não essenciais. O fechamento do comércio, além de alguns serviços, continua até o dia 15 de maio.
“Nós temos consciência de que todo o cuidado com a saúde é extremamente importante e necessário. No entanto, também olhamos para o lado social. Muitas pessoas já estão desempregadas na cidade – estima-se em cerca de duas mil – e a tendência é esse número ampliar, porque o período de férias adotado no início da pandemia finaliza agora. Os lojistas têm encontrado, na prática, dificuldades para adotar os planos emergenciais disponibilizados pelo governo, a exemplo do financiamento da folha e suspensão dos contratos de trabalho”, destacou o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro.
Durante a reunião virtual, dentre outras sugestões, foi colocada a importância de flexibilizar, de imediato, setores como óticas, distribuidoras de embalagens e cosméticos.
Manoel Vilmar, presidente da CDL, pediu uma análise e trabalho em conjunto para uma reabertura gradual das lojas, com os cuidados necessários. “Nós sabemos da importância do isolamento social, mas pedimos analisar também a situação crítica de muitos setores de nossa economia. A ideia é que alguns segmentos possam recomeçar os atendimentos com horários diferenciados e seguindo protocolos para evitar a transmissão da Covid 19”, pontuou.
O prefeito de Petrolina se mostrou sensível a toda situação e fez questão de ressaltar que não está alheio a questão sócio-economica. “Imagino que não tem sido fácil para nenhum setor. Mas peço a compreensão de todos vocês. O momento é delicado, estas medidas restritivas são importantes para que a gente evite uma situação de contaminação na cidade. E a gente está mantendo conversas com o governo do Estado, sugerindo algumas alternativas”, disse Miguel Coelho.
Na transmissão, o prefeito disse ainda que deve publicar um novo decreto pelas próximas horas.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais