Neste 15 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina celebra junto com os lojistas da cidade o Dia do Consumidor. O objetivo da data é reforçar os direitos do consumidor ao adquirir produtos ou serviços.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos, e isso é fruto de um trabalho coletivo das entidades de classe e de toda a sociedade, pois isso o 15 de março é uma data para se comemorar.
O consumidor é todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise à obtenção de benefícios.
O consumidor é o principal elo de desenvolvimento do comércio, instrumento do fortalecimento da economia, principalmente na geração de emprego e renda.
A CDL Petrolina aproveita a data para ressaltar a importância do Código de Defesa do Consumidor (CDC), conjunto de normas que protege o consumidor no Brasil, instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor em 11 de março de 1991.
O Código de Defesa do Consumidor foi um marco nas relações de consumo. Ele mudou as relações entre as empresas com seus consumidores, impulsionando para que os direitos dos consumidores fossem respeitados.
Dia do Consumidor
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores: Direito à segurança; Direito à informação; Direito à escolha e Direito a ser ouvido.
Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais