Quem passa pelo centro de Petrolina no mês de Fevereiro, encontra lojas decoradas para a folia de carnaval, que este ano será de 25 a 28, e muitas promoções. Os comerciantes se mostram otimistas com o aumento das vendas de artigos populares durante o período carnavalesco, como relata o gerente da Casa Nobre, no Centro de Petrolina, Gleidson Cruz. “Esse ano foi muito melhor que no ano passado. A procura foi grande, gostaríamos de ter mais produtos para vender. Compramos mais que ano passado e tivemos produtos que acabaram na semana passada. Estamos satisfeitos com o resultado, o nosso movimento foi intenso”, comemorou.
Os produtos mais procurados, segundo Gleidson, foram fantasias, espuma, confetes, colares havaiano, serpentina, acessórios e adereços. Na contramão da crise, o gerente dá uma dica para o sucesso nas vendas: “Carnaval é uma festa alegre e as pessoas que curtem a festa procuram algum adereço para brincar no carnaval. Se tivéssemos mais produtos, tenho certeza que venderíamos mais. O segredo é não ter medo de investir em novidades”, aponta Gleidson.
Já a consumidora Maria Cristina de Souza, 32 anos, que vai passar o carnaval em Olinda, aproveitou as novidades para comprar fantasias e acessórios para o filho e sobrinhos. “Gosto da festa, e esse ano irei para Olinda, vim no Centro e aproveitei para comprar fantasias para meu filho e dois sobrinhos, e também comprei alguns acessórios para curtir a folia. Os preços estão ótimos e deu para sair bastante satisfeita, pronta para o carnaval”, disse Maria Cristina.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, a confiança do consumidor subiu 2,5 pontos em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, como aponta um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado esta semana. Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 81,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014, quando estava em 86,4 pontos. O consumidor vai aproveitar o momento para investir em lazer, aproveitando o feriado para viajar ou mesmo curtir a folia de Momo.
“O comércio precisa perceber o movimento que o carnaval atrai. É um dos movimentos mais importantes para o comércio, pois movimenta o turismo, restaurantes, as atividades comerciais e toda a economia da cidade. Precisa ter um planejamento, com a divulgação de programação do evento, para o empresário poder se planejar para investir em produtos. Petrolina precisa aproveitar o momento, e atrair as pessoas que fica na cidade e vai aproveitar a festa”, destacou Valdivo Carvalho, Diretor Executivo da CDL Petrolina.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais