Domingo, dia 14 de agosto do ano de 2016, o Centro Pio XI foi palco de mais um ENEM SOLIDÁRIO, neste ano o evento completa 06 anos com amplo sucesso. Com um público de 216 estudantes das mais variadas escolas públicas de Petrolina, a abertura não poderia ter sido mais atraente, pois foi regada a um suculento café da manhã, e logo após os presentes foram convidados a uma viagem pelo conhecimento com o jornalista Eduardo Gomes, assessor do Juiz Marcos Barcelar, da Vara Cível de Petrolina, que esclareceu aos jovens sobre o tema Bullyng e Cyberbullyng – os novos problemas do Século XXI.
O primeiro de onze domingos, trouxe aos nossos alunos discussões em torno de novas tecnologias, o bom da internet, mas também os perigos aos quais estão expostos, diariamente, e como poder compreender e defender-se em redes sociais e seus entornos. Depois de duas horas de exposição e debates, um pequeno intervalo e a segunda etapa da manhã, que trataria de um laboratório de redação, com a Professora Cibele de Lima.
O momento foi aproveitado para esclarecimento de dúvidas triviais do escrever para o ENEM, como suas competências, diferença entre tema e título, estrutura do texto, nova ortografia, hífen, divisão silábica, entre tantas dúvidas. Ficou acordado que no próximo dia 21 de setembro será realizada uma oficina de construção, com três temas propostos, e escolhidos um texto dissertativo argumentativo, o qual será produzido in loco, e depois corrigido na presença dos alunos.
Agradecemos a presença da jornalista e assessora de comunicação da CDL Petrolina, Lilian Telles, que esteve presente ao evento representando a CDL grande parceira na organização deste evento há 06 anos, a Vínicola Rio Sol, a Kronos Consultoria Educacional na presença de seu diretor administrativo Michaellys Tabosa, aos Matingueiros – grande incentivador da arte e cultura de Petrolina com Wagner Miranda e João Lourenço, aos meios de comunicação em geral e demais colaboradores que nos ajudam a construir esse mosaico que é a educação de qualidade em nossa cidade.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais