Web permite monitorar preços e pesquisar especificações e opiniões sobre o produto a qualquer hora
Ainda faltam cerca de dois meses para o Dia das Crianças, mas nunca é cedo para iniciar a pesquisa por preços de presentes para os pequenos. E a internet é uma ferramenta interessante para a busca de produtos e valores. De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito(SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2014, 20% dos consumidores virtuais fizeram ao menos uma compra de brinquedos pela internet. Em cada compra, foram gastos em média R$ 286, valor considerado alto pelo SPC Brasil.
Conforme os entrevistados, os principais motivos para a compra de brinquedos pela web são necessidade (34%) e ofertas interessantes (29%). Apenas 5% dos pesquisados disseram que não fariam a aquisição virtual de brinquedos.
Artigos para bebês e crianças também já começam a ser adquiridos pela internet. A pesquisa do SPC mostrou que 11% dos internautas fizeram pelo menos uma compra de produtos neste segmento no ano passado, com valor médio de R$ 189. Por outro lado, o índice de rejeição para esta categoria foi maior: 9% dos entrevistados no estudo afirmam que não comprariam artigos para crianças e bebês pela internet. O motivo principal é a necessidade de experimentar, ver ou tocar o produto antes da compra.
“A internet tem ganhado muita força devido às formas de pagamento, praticidade e a possibilidade de economizar por meio pesquisas”, comenta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Antes de efetuar a compra de brinquedos ou artigos infantis pela internet, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Além de pesquisar se a loja é idônea, é preciso se atentar às especificações do produto, já que o meio virtual, apesar de trazer diversas vantagens, impossibilita o contato físico com a mercadoria.
“Existe esta questão da segurança. A criança interage de forma diferente com o produto, põe na boca…”, observa Marcela. Uma dica é tirar proveito dos recursos da própria web para pesquisar melhor as características do produto. “As lojas às vezes possuem uma descrição muito básica do produto. Mas você pode abrir uma nova aba com o site da fabricante e ter todas as informações ali. Abrir outra aba com sites de reclamações e ver opiniões de compradores. Você consegue fazer todo tipo de pesquisa pela internet.” “O consumo virtual ainda é menor que o físico, mas a tendência do consumo virtual é crescer. Pois tem a questão dos pais que trabalham o dia inteiro e pela internet conseguem comprar do trabalho. E as crianças estão cada vez mais assertivas em suas decisões”, continua Marcela.
A economista-chefe do SPC Brasil alerta que este é o melhor momento para iniciar a pesquisa de produtos para o Dia das Crianças. “Dá tempo de os pais comprarem com calma, pois quando chegar perto do dia, todas as lojas vão aumentar os preços. Vale a pena comprar com antecedência e brinquedos podem ficar guardados.” Com antecedência, também é possível monitorar a variação dos preços de um produto de interesse do consumidor e efetuar a compra quando for notada uma queda dos valores.
Fonte: Folha de Londrina – FolhaWeb
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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