O número de consultas para vendas a prazo no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) recuou em fevereiro pela segunda vez consecutiva na comparação com o mês anterior. A queda, de 4,83%, foi menor do que a registrada em janeiro, quando o número de consultas despencou 28,85% por conta do fim do período de festas de fim de ano, que tradicionalmente impulsionam as vendas.
Na avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, os dois recuos consecutivos refletem a estagnação do cenário macroeconômico. “A economia brasileira restringiu a oferta de crédito e também fez cair a confiança do consumidor, diminuindo a disposição para a compra de bens de maior valor, que tradicionalmente estão ligados ao financiamento”. Para o líder do movimento lojista, o dado também é reflexo do comprometimento de muitas famílias com os gastos com as festas de fim de ano e com o pagamento de impostos tradicional no início do ano.
Na comparação anual, queda foi de 2,85% Em relação a fevereiro do ano passado, as vendas a prazo caíram 2,85%. “Além de registrar um resultado pior do que fevereiro do ano passado, quando houve alta de 0,69%, é importante ressaltar que a queda anual de fevereiro foi a sétima registrada nos últimos doze meses”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. O resultado acumulado no ano (janeiro e fevereiro) em comparação com o mesmo período de 2014 registrou uma queda de 0,51%.
Previsão é negativa para o 1º trimestre De acordo com a economista-chefe do SPC, a tendência das vendas para os próximos meses é de repetição do cenário ruim visto em 2014. “Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores devem seguir reticentes em se comprometer com compras a prazo”, explica. “Desta forma, é possível esperar uma retração no cenário de vendas nos próximos meses”.
Baixe a série histórica no link https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos Fonte: Assessoria de Imprensa do SPC Brasil |
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