Entidade estima que R$ 270 milhões por mês continuarão sendo desenbolsados devido à cobrança, que para empresários é considerada “indevida”
Publicação: 18/09/2013 13:11 Atualização:
A manutenção do veto foi apoiada por 40 senadores e rejeitada por 29. Foram registrados quatro votos em branco. Para derrubar um veto presidencial, isso precisa ocorrer nas duas Casas, ou seja, na Câmara e no Senado. E são necessários pelo menos 257 votos na Câmara e 41 votos no Senado. A derrubada não podeira ocorrer caso uma das casas decidisse por manter o veto.
Na avaliação da entidade, uma eventual extinção desta contribuição em nada afetaria os direitos e garantias do trabalhador. “O PLP 200/2012 não elimina ou altera a multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS, também pago em caso de demissão sem justa causa, e que vai para o bolso do empregado dispensado”.
A CNI alega também que a multa foi instituída em caráter provisório e cumpriu o objetivo original para o qual havia sido criado.
Em contrapartida à continuidade da cobrança da multa dos 10% , o governo enviou ao Congresso um projeto que vincula os recursos ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A proposta estabelece que o trabalhador demitido sem justa causa, que não for beneficiado pelo programa, poderá sacar o valor ao se aposentar.
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais