O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizou ma pesquisa e constatou que a maioria dos brasileiros inadimplentes em julho tinham entre 30 a 39 anos. O resultado do levantamento foi divulgado nesta terça-feira (13) e mostrou que 23,30% dos cadastros negativos concentravam-se nos consumidores com essa faixa etária, seguidos de perto pelos que tem mais de 65 anos (22,28%). Em terceiro lugar ficou a faixa etária de 40 a 49 anos, com participação de 16,38%.
Em nota, o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, explicou que “na faixa dos 30 anos, as pessoas já são chefes de família e têm um número maior de compromissos a pagar, como aluguel, água, luz etc. Todos esses fatores aliados à falta de planejamento orçamentário, que ainda não faz parte da cultura do brasileiro, impactam negativamente na capacidade de pagamento”. O estudo é realizado mensalmente com mais de 150 milhões de CPFs.
Em relação à inadimplência dos idosos, o gerente financeiro afirmou que as principais causas são diminuição da renda real com a aposentadoria, aumento das despesas com remédios e planos de saúde, facilidade para contrair empréstimos consignados e a prática de emprestar o nome para terceiros (geralmente familiares) realizarem compras a prazo.
O indicador de julho confirmou, ainda, uma tendência apresentada desde o início do ano e revelou que o endividamento no comércio continua concentrado nas dívidas com valores acima de R$ 500, com participação de 48,97%. Em segundo lugar vêm as dívidas com valor de R$ 100 a R$ 250, com participação de 18,55%, seguida dos débitos entre R$ 250 e R$ 500 e até R$ 100 ficaram com a mesma participação cada, de 16,24%.
Quanto ao gênero dos consumidores com dívidas, houve um ligeiro equilíbrio, também seguindo a tendência apontada desde o começo de 2013. De acordo com o indicador, 53,88% dos cadastros inadimplentes pertenciam a mulheres, enquanto que 46,12% pertenciam a homens.
Fonte: Diário de Pernambuco
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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