Mais e mais o jovem brasileiro se mostra com vontade empreendedora. Pesquisa do Sou Mais Jovem mostra que 67% dos que têm idade entre 14 e 25 anos querem abrir o próprio negócio.
Apesar da vontade, há empecilhos identificados pelos próprios jovens: 82% reclamam da falta de estímulo e informações para tirar o desejo de empreender do papel; 73% afirmam que gostariam de ter aulas sobre empreendedorismo e gestão de negócios nas escolas.
Para buscar informações para conseguir empreender, a internet é o principal canal para 82%, seguida por veículos especializados (39%) e com os pais e conhecidos (27%).
Além da informações, há o desafio dos recursos para investimento inicial: 63% citam a dificuldade financeira para abrir o negócio como a principal preocupação dos jovens no que se refere ao empreendedorismo. Apenas 27% se declararam receosos de não estarem aptos a desenvolver essa tarefa.
Outros 23% afirmam que os entraves burocráticos e econômicos do Brasil são os principais desafios para empreender.
Um dado que não deixa de surpreender, é a consciência desses jovens de que empreender não é fácil: 52% acreditam que terão que fazer sacrifícios para realização desse sonho, mas 71% acreditam que valerá a pena e estão dispostos a iniciar algum tipo de projeto nos próximos anos.
“Até pouco tempo atrás, o jovem desejava ter liberdade e muito dinheiro, e acabava associando esse sentimento a ser dono do seu negócio. Hoje, com o acesso mais fácil à informação a maioria já demonstra ter mais consciência da árdua tarefa de empreender”, afirmou, em nota, Guto Melo, presidente do Instituto Sou Mais Jovem.
“Eles estão deixando a ilusão de lado e caindo na real de que empreender envolve muito trabalho, capacitação e uma boa dose de determinação”, explicou.
Fonte: site portal no varejo
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
Ler mais