A Sala de Emprego fala sobre o talento para abrir o próprio negócio. De cada quatro empresas uma fecha antes de completar dois anos, segundo a Endeavor.
O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, ministra um seminário ‘Aprendendo a Empreender’, que ensina ao futuro empreendedor a responder questões importantes antes de abrir o próprio negócio:
– Eu estou mesmo preparado para largar o meu atual emprego e trabalhar mais tempo do que já trabalho? Eu estou preparado para ganhar menos do que eu ganho hoje? Eu estou preparando para fracassar, uma, duas, três ou mais vezes?
“Muita gente acha que vai trabalhar menos quando na verdade vai trabalhar mais. Então são perguntas que a gente faz e ajuda a abrir a cabeça das pessoas para mostrar que empreender é muito bom, mas que tem que risco”, esclarece o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Outra orientação é que o futuro empreendedor saiba enfrentar as derrotas. “Aprenda com os erros e bola para frente. A gente também tem pesquisa que mostra que quem insistiu no primeiro, no terceiro negócio, acaba tendo mais chance”, orienta Bruno.
O empresário José Faria errou muitas e muitas vezes. A primeira empresa ele abriu aos 17 anos. Depois vieram outras dez – trabalhou com confecção, segurança, computadores e celulares – até chegar a Nanotech, que hoje fatura R$ 250 mil por mês com produtos de isolamento acústico e térmico. “Em 2008 eu comecei junto com alguns americanos. Nós estamos fazendo agora a inversão. Antes eu trazia a tecnologia de fora. Hoje eu levo para fora. Todos os nossos produtos têm vocação para exportação”, conta José. Depois de 30 anos, ele que chegou a trabalhar 15 horas por dia, todos os dias hoje, comemora a folga nos fins de semana. “Hoje eu trabalho de seis a oito horas por dia. Já tenho até a sexta-feira. Geralmente de sexta-feira depois do almoço eu desapareço”, conta o empresário.
Uma pesquisa feita pela consultoria ETalent com mais de um milhão de brasileiros apontou que menos de 2% tinham talento para empreender. A pesquisa identificou quatro tipos de empreendedores. Veja abaixo:
Influentes – 46,29%
São grandes comunicadores e apresentam facilidade para conviver socialmente. Além disso, são participativos e estão sempre em busca da troca de idéias. São também ótimos articuladores e possuem muita facilidade em integrar pessoas e principalmente, gerenciá-las.
Estabilidade 29,10%
Os estáveis têm como principais marcas de sua personalidade, serem acolhedores e gostam de resolver problemas que levam para ele. Eles são bons conciliadores de uma maneira sempre bem equilibrada, além de serem prevenidos e organizados.
Conformidade – 15,62%
Os conformes são caracterizados como grandes analisadores, especialistas em questões que outras pessoas achariam complexas. Seguem um estilo “orientado por regras”, ou seja, alcançam o controle por meio de regras e códigos e para que possam alcançar seus tão desejados resultados mais perfeitos possíveis e com o mínimo de erros. São voltados para a precisão e exatidão. Além de serem inventivos e visionários na forma de enxergar o mundo.
Dominantes – 9%
Características: São desbravadores e costumam solucionar tudo que se propõem a fazem. Tendem a ser mais empreendedores e estrategistas na forma de estabelecer suas metas.
Fonte: Site G1
Há mais trinta anos, um grupo de comerciantes Varejistas de Petrolina, percebendo, visionariamente, a amplitude na qual está terra se tornaria, reuniu-se na sede da antiga Companhia Telefônica do São Francisco, com intuito de criar uma entidade que representasse, organizasse e unisse a classe lojista.
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