“A finalidade da Convenção Nacional do Comércio Lojista é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências”, explica Honório Pinheiro, presidente da CNDL.
Este ano, o tema que irá direcionar o evento é Educar e Construir Novos Rumos. “Esse é um tema muito importante, pois educação é a base de tudo e um ponto que precisa ser fortalecido no Brasil”, afirma Frutos Gonzalez Dias Neto, presidente da CDL Salvador. “No ramo do comércio, por exemplo, muitos dos lojistas alcançam o sucesso, mas as vezes falta uma parte da educação no sentido de buscar alternativas para o seu negócio, ou seja, se atualizar com novas tecnologias. Hoje, assistimos a uma evolução muito grande em termos de tecnologia para as lojas e para a relação com o cliente”, analisa.
A tecnologia para desenvolver novos negócios
“Esperamos conhecer novas técnicas e fomentar negócios que oportunizem a classe lojista do Brasil e proporcionem o crescimento das empresas, indústrias, instituições e prestadores de serviços que tem interesse no segmento, incluindo empresários de todo o território nacional e de alguns países da América do Sul”, aponta Pinheiro.
Segundo o presidente da CNDL, esse é o momento oportuno para o varejo brasileiro, que teve sua expansão pautada pelo crescimento do consumo de 2003 a 2013. “O aumento de renda dos brasileiros impulsionou a abertura de lojas e expansão de redes por todo o Brasil. No entanto, o ciclo de desaceleração, considerado natural pelos especialistas, tem desestabilizado os menos otimistas. No comércio, cuja disputa é grande, é essencial enxergarmos as deficiências do mercado, os pontos mais críticos e investir em soluções para conseguirmos nos destacar”, indica.
O presidente é enfático: “Com a escassez de oportunidades, apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios. Acreditamos numa instabilidade econômica de curto prazo. E, para isso, precisamos estar com um olhar no futuro para conquistar bons resultados”.
A 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista terá como motor a força representativa do Sistema CNDL, que reside nas 27 Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos Estados, mais de 1.500 câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros e que congregam aproximadamente 450.000 lojistas associados, além da CDL Jovem e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que é o sistema de informações e serviços das CDLs e o mais completo banco de dados creditícios da América Latina.
Dados do evento
55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista
Tema: “Educar e construir novos rumos”
Data: 01 a 04/09/2016
Local: Complexo hoteleiro Iberostar – Praia do Forte/Bahia
Público: 2.300 dirigentes e empresários de todo o território nacional
Programação
1º Dia – 01/09/2016 – Quinta-feira
09h – 18h: Credenciamento e entrega de material
15h: Check-in no hotel
15h – 17h: 10º Seminário Jurídico Nacional
19h: Cerimônia de Abertura
2º Dia – 02/09/2016 – Sexta-feira
08h30 – 10h:
“Inovação: Conceito, Atitude e Identidade” – Clóvis de Barros Filho
Professor Doutor e Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da USP com mais de 30 anos de experiência acadêmica e 10 anos como palestrante e consultor de grandes empresas. Autor de mais de 15 obras, entre elas o best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”.
Suas palestras já foram ouvidas por milhões de pessoas, dentro e fora do Brasil, sempre abordando de forma irreverente e instigante temas como ética, motivação, mudança, confiança, empreendedorismo e amor pelo trabalho. Desta vez abordará o tema mais importante nos dias atuais: Inovação.
“Inovar é progredir. Em tempos de bonança, tão necessário quanto nas crises. Inovação é criatividade, imaginação. Para inovar, é preciso se conhecer, conhecer o mundo, as virtudes e dificuldades das nossas atividades. Sobretudo, para inovar é preciso confiança e coragem”.
10h10 – 11h30:
Inovação no Varejo (GS1 Brasil e CDL Jovem)
Moderadora: Lucila Pinto
A GS1 Brasil e a CDL Jovem promoverão um painel com foco em INOVAÇÃO, apresentando o que há de mais atual aos varejistas, priorizando ferramentas acessíveis e com potencial de gerar impacto positivo nos negócios.
A GS1 Brasil é uma associação multisetorial cuja atuação está diretamente ligada à inovação. Integra uma rede composta por 111 organizações ao redor do mundo e que possuem mais de 1 milhão de empresas associadas. Seu propósito é implementar e disseminar padrões para o processo de automação, desde a matéria-prima até o consumidor final, promovendo a contínua inovação para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
A CDL Jovem desenvolveu um projeto chamado Inova Varejo, cujo objetivo é promover e disseminar informações sobre ferramentas inovadoras, com baixo custo e fácil aplicação a varejistas. Mais de 300 ferramentas foram testadas e avaliadas, e o resultado deste trabalho foi a seleção das 50 mais relevantes para ganhar destaque por meio do portal, redes sociais e oficinas presenciais realizadas pela CDL Jovem em todo país, sempre com o objetivo de levar a inovação aos varejistas brasileiros.
Participantes do painel:
Virginia Vaamonde – CEO da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação
Pablo Guterres – Coordenador Nacional CDL Jovem
Flavia Ponte Costa – Gerente de Educação da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação
Adriano Ohnesorge – Coordenador Estadual ES e de Novas Parcerias da CNDL
11h40 – 13h:
“Educação Transforma!” – Daniel Faccini Castanho
Presidente da Anima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior país, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados. No início de 2015 a Anima contava com mais de 79 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em 18 campi localizados nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A Anima possui mais de 10 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, contando com uma rede de três Centros Universitários (UNA, UniBH e Unimonte) nos estados de Minas Gerais e de São Paulo, e duas Faculdades, nas cidades de Betim e Contagem (Minas Gerais), detendo marcas que são reconhecidas e tradicionais, com mais de 40 anos de história. Adicionalmente, o portfólio inclui também a HSM, uma das mais renomadas instituições de educação corporativa no Brasil.
Daniel Faccini Castanho graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e estudou na Harvard Business School, em Boston, além de ter sido sócio de restaurantes, franquia de fast food e empresas “ponto.com”.
Tarde: 15º Encontro Nacional da CDL Jovem e 10º Encontro Nacional de Comunicação
3º Dia – 03/09/2016 – Sábado
08h30 – 09h20:
Influenciadores Digitais
Apresentadoras: Patrícia Marins e Patrícia Santiago
Os Influenciadores Digitais vêm ganhando força e estão transformando toda a lógica dos investimentos publicitários, passando a ser uma solução possível de comunicação do varejista com o seu consumidor final. Este painel se propõe a apresentar o conceito e as potencialidades dos Influenciadores Digitais, assim como sua relação com os hábitos de consumo nos mais diversos segmentos. Estarão presentes algumas personalidades das redes sociais que possuem milhares de seguidores e ditam tendências de consumo.
Participantes do painel:
Tatiana Romano – Blog Panelaterapia
Rayza Nicácio – Portal MeuCrespo
Fabi Vilela – Portal Fabi Arquiteta
Rafael Carvalho e Adolfo Nomelini – Blog Esse Mundo é Nosso
09h30 – 10h20:
Crédito & Consumo
Moderadora: Cristiana Lôbo
Discussão com especialistas sobre inovações em políticas de crédito e o respeito ao consumidor nas relações comerciais. O Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal – Dr. Leonardo Bessa, juntamente com Fernando Chacon (presidente da REDE) e Marcos Holanda (presidente do Banco do Nordeste) debaterão a regulamentação e os limites de atuação que envolvem o mercado de crédito e as relações de consumo no Brasil.
10h30 – 11h20:
UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços
Moderadora: Cristiana Lôbo
Os principais temas relativos ao setor de Comércio e Serviços serão apresentados e discutidos com a participação dos presidentes das 7 entidades mais representativas do segmento e que formam a UNECS: ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).
11h40 – 13h:
“O jeito arretado de empreender” – Bráulio Bessa
Escritor, poeta, empreendedor social, criador do projeto “Nação Nordestina” com mais de 1 milhão de fãs/seguidores, causando impacto social em mais de 10 milhões de pessoas por mês, é considerado hoje o maior ativista da cultura nordestina nas redes sociais do país. Faz parte do elenco do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo, munido da mais pura sabedoria popular e do já conhecido bom humor cearense.
Contrariando o velho discurso de que “palestras são chatas e entediantes”, Bráulio Bessa apresenta uma palestra/espetáculo perfeita para quebrar esse paradigma. A história inspiradora do matuto sonhador do interior do Ceará que, sem precisar abandonar o sertão, criou o maior movimento virtual de divulgação da cultura nordestina no planeta e se tornou um dos mais importantes empreendedores sociais do país.
Tarde: Livre
22h: Festa de Encerramento – Banda Alavontê